domingo, 8 de fevereiro de 2009

Questões sobre Aquisição da Linguagem.


UVA – LETRAS – AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Leia as questões abaixo sobre Aquisição da Linguagem. Como poderá observar são questões relacionadas à matéria ministrada através das aulas expositivas do professor Vicente Martins. Nos itens abaixo,assinale a alternativa em que você considerada correta. Em seguida, justifique sua resposta, oralmente, quando indagado pelo professor.
1. No estudo do desenvolvimento da linguagem nas crianças, o termo se refere ao processo ou resultado do aprendizado de um determinado aspecto da língua e, em última análise, à língua como um todo.
a. ( ) Aquisição da Linguagem
b. ( ) Lingüística Aplicada
c. ( ) Psiciolingüística
d. ( ) Biolingüística
2. Refere-se, segundo alguns teóricos, à aprendizagem de uma regra lingüística(de gramática, fonologia, semântica):
a. ( ) Aquisição da Linguagem
b. ( ) Desenvolvimento da Linguagem
c. ( ) Distúrbio de linguagem
d. ( ) Filosofia da Linguagem
3. Diz respeito ao uso da regra lingüística em um número cada vez maior de situações sociais e lingüísticas:
a. ( ) Aquisição da Linguagem
b. ( ) Desenvolvimento da Linguagem
c. ( ) Distúrbio de linguagem
d. ( ) Filosofia da Linguagem
4. Na lingüística gerativa, o termo é usado com referência a um modelo de aprendizagem de aprendizagem de língua
a. ( ) Aquisição da Linguagem
b. ( ) Desenvolvimento da Linguagem
c. ( ) Capacidade de Aquisição da linguagem
d. ( ) Filosofia da Linguagem

5. Teoria que considera a aquisição da linguagem como um processo de imitação ou um reflexo do desenvolvimento cognitivo:
a. ( ) Inatismo
b. ( ) Behaviorismo
c. ( ) Bilingüismo
d. ( ) Gerativismo

6. Teoria que supõe que a criança tem uma predisposição inata para adquirir estruturas cognitivas:
a. ( ) Inatismo
b. ( ) Behaviorismo
c. ( ) Bilingüismo
d. ( ) Grafologia
7. Termo de uso filosófico de aplicação da Psicolingüística, com referência à teoria de que a criança nasce com uma predisposição biológica para aprender uma língua:
a. ( ) Predicativo
b. ( ) Incoativo
c. ( ) Informante
d. ( ) nato

8. Segundo a hipótese do inatismo, o rápido e complexo desenvolvimento da ? da criança só pode ser explicado pela hipótese de que ela nasceu com um conhecimento inato de pelo menos alguns dos princípios ? da linguagem humana. Os termos que completam os ? são respectivamente.
a. ( ) componente semântico – componentes fonológicos
b. ( ) competência comunicativa – unidades gramaticais
c. ( ) condições de felicidade – constituintes imediatos
d. ( ) competência gramatical- estruturais universais
9. Nos estudos relacionados à linguagem infantil, especialmente na teoria de Chomsky, as crianças são dotadas de um ? que lhes permite realizar corretamente a análise gramatical das sentenças com base nos dados da fala a elas apresentados. O termo que completa a lacuna(?) é:
a. ( ) Estrutura remota
b. ( ) Dispositivo da aquisição da linguagem
c. ( ) Estrutura superficial
d. ( ) Estrutura profunda
10. Nos meados dos anos 60, enfatizava o papel da língua como fundamental para o estudo da mente humana. Defendeu a idéia de que a lingüística pode ser vista como um ramo da psicologia cognitiva. Estamos nos referindo a:.
a. ( ) Avram Noam Chomsky
b. ( ) Eugene Coseriu
c. ( ) Halliday
d. ( ) Davod Crystal

1. BALIEIRO JR, Ari Pedro. Psicolingüística. In MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina. (orgs.). Introdução à lingüística: domínios e fronteiras, v.2. São Paulo: Cortez, 2001. pp.171-201
2. CHAPMAN, Robin S. Processos e distúrbios na aquisição da linguagem. Tradução de Emilia de Oliveira Diehl e Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
3. FERRACIOLI, Laércio. Aprendizagem, desenvolvimento e conhecimento na obra de Jean Piaget: uma análise do processo de ensino-aprendizagem em Ciências. In Revista Brasileira de estudos Pedagógicos, Brasília, v.80, n.194, p.5-18, jan./abr.1999. pp. 5-18.
4. FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Tradução de Diana Myriam Lichtenstein, Liana Di Mraco e Mário Corso. Porto Alegre: Artmed, 1999. pp. 17-42.
5. JAKUBOWICZ, Célia. “Mecanismos de mudança cognitiva e lingüística”: princípios e parâmetros no modelo da gramática universal. In TEBEROSKY, Ana; TOLCHINSKY, Liliana (orgs.). Mecanismos de mudanças lingüísticas e cognitivas. Tradução de Ernani Rosa. Pp.57-97.
6. KARMILOFF-SMITH, Annette. Auto-organização e mudança cognitiva. In TEBEROSKY, Ana; TOLCHINSKY, Liliana (orgs.) Mecanismos de mudanças lingüísticas e cognitivas. Tradução de Ernani Rosa. Pp.23-55.
7. KATO, Mary A. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolingüística. São Paulo: Ática, 1990. pp. 98-138.KAUFMAN, Diana. A natureza da linguagem e sua aquisição. In GERBER, Adele. Problemas de aprendizagem relacionados à linguagem: sua natureza e tratamento. Tradução de Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. pp.51-71.
8. LYONS, John. Linguagem e lingüística: uma introdução. Tradução de Marilda Winkle Averbug. Pp.219-243
9. MAROTE, João Teodoro D’Olim; FERRO, Gláucia D’Olim Marote. Didática da língua portuguesa. 8ª ed. São Paulo: Ática, 1996. pp. 17 –24
10. MELO, Lélia Erbolato. Principais teorias/abordagens da aquisição de linguagem. In MELO, Lélia Erbolato (Org.). Tópicos de psicolingüística aplicada. 2ª ed. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 1999. pp.25-53
11. MELO, Lélia Erbolato.A psicolingüística: objeto, campo e método. In MELO, Lélia Erbolato (Org.). Tópicos de psicolingüística aplicada. 2ª ed. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 1999. pp.13-23.
12. PETTER, Margarida. Linguagem, língua, lingüística. FIORIN, José Luiz (org.). Introdução à lingüística: I. objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2002. pp. 211-226.
13. RAMBAUD, Margarita Goded. Influencia Del tipo de syllabus en la competência comunicativa de los alumnos. Madri: Ministério de Educación y Cultura/CIDE, 1996.pp.90-115 (Colección Investigación, nº 121)
14. SANTOS, Raquel. A aquisição da linguagem. FIORIN, José Luiz (org.). Introdução à lingüística: I. objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2002. pp. 11-24
15. SAPIR, Edward. A linguagem: introdução ao estudo da fala. Tradução e apêndice de J. Mattoso Câmara Jr. São Paulo: Perspectiva, 1980.
16. SCARPA, Ester Mirian. Aquisição da linguagem. In MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina. (orgs.). Introdução à lingüística: domínios e fronteiras, v.2. São Paulo: Cortez, 2001. pp.203-232.
17. SCLIAR-CABRAL, Leonor. Introdução à psicolingüística. São Paulo: Ática, 1991. (Série Fundamentos, 71). pp. 8-32.VENEZIANO, Edy. “Ganhando perícia com a idade”: uma aproximação construtivista à aquisição inicial da linguagem. In In TEBEROSKY, Ana; TOLCHINSKY, Liliana (orgs.). Mecanismos de mudanças lingüísticas e cognitivas. Tradução de Ernani Rosa. Pp.99-126.9. Webliografia caputurada (uma pequena amostra da produção discente e docente):1. BASTOS, Rafael Lira Gomes. Como a genética explica a linguagem da criança. Disponível na Internet:
http://busqueeducacao.com/detalhe_refletindo.php?id_refletindo=18. Acesso em 18 de junho de 2007. [artigo sobre a orientação do professor Vicente Martins2. BASTOS, Rafael Lira Gomes. Como o Adulto Influencia a Linguagem Infantil. Disponível na Internet: http://www.profala.com/artpsico70.htm. Acesso em 18 de junho de 2007. [artigo sobre a orientação do professor Vicente Martins]3. BASTOS, Rafael Lira Gomes. Como o adulto influencia a linguagem infantil. Disponível na Internet: http://www.duplipensar.net/artigos/2007s1/como-o-adulto-influencia-a-linguagem-infantil.html. Acesso em 18 de junho de 2007. [artigo sobre a orientação do professor Vicente Martins]4. Martins, Vicente. Teoria behaviorista da aquisição da linguagem. Disponível na Internet: http://www.profala.com/arteducesp71.htm. Acesso em 18 de junho de 2007. [artigo sobre a orientação do professor Vicente Martins]5. PRADO, Kétilla Maria Vasconcelos et alii. Pensamento de Skinner sobre a Aquisição da Linguagem. Disponível na Internet: http://kplus.cosmo.com.br/materia.asp?co=317&rv=Literatura. Acesso em 18 de junho de 2007. [artigo sobre a orientação do professor Vicente Martins]6. SOUSA, Antônio Rômulo Bezerra de e PAIVA, Roberta Farias. Aquisição da Linguagem à luz do Modelo Gerativista. Disponível na Internet: http://www.profala.com/artpsico67.htm. Acesso em 18 de junho de 2007. [artigo sobre a orientação do professor Vicente Martins]7. SOUSA, Antônio Rômulo Bezerra de et alii. A teoria inatista de aquisição da linguagem. Disponível na Internet: http://www.pd-literatura.com.br/contexto/abr_vm.pdf. Acesso em 18 de junho de 2007. [artigo sobre a orientação do professor Vicente Martins]8. MARTINS, Vicente. Como ajudar crianças que trocam gê por che. Disponível na Internet: http://busqueeducacao.com/detalhe_refletindo.php?id_refletindo=14 Acesso em 18 de junho de 2007. [artigo sobre a orientação do professor Vicente Martins9. MARANHÃO, José Maria V. et alii. Como as crianças adquirem as consoantes fricativas. Disponível na Internet: http://www.partes.com.br/educacao/vicentemartins/consoantesfricativas.asp. Acesso em 18 de junho de 2007. [artigo sobre a orientação do professor Vicente Martins10. MARTINS, Vicente. Como entender crianças que comem letras. Disponível na Internet: http://www.centrorefeducacional.com.br/comeletr.htm.
18. Acesso em 18 de junho de 2007. [artigo sobre a orientação do professor Vicente Martins

19. Mais artigos disponiblizados na Internet:

20. Cunha, Neide de Brito and Santos, Acácia A. Angeli dos Relação entre a compreensão da leitura e a produção escrita em universitários. Psicol. Reflex. Crit., 2006, vol.19, no.2, p.237-245. ISSN 0102-7972. Disponível na Internet:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722006000200009&lng=en&nrm=iso


21. Oliveira, Katya Luciane de and Santos, Acácia Aparecida Angeli Dos Compreensão em leitura e avaliação da aprendizagem em universitários. Psicol. Reflex. Crit., Abr 2005, vol.18, no.1, p.118-124. ISSN 0102-7972. Disponível na Internet:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722005000100016&lng=en&nrm=iso

22. Santos, Acácia A. Angeli dos et al. O teste de Cloze na avaliação da compreensão em leitura. Psicol. Reflex. Crit., 2002, vol.15, no.3, p.549-560. ISSN 0102-7972. Disponível na Internet;
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722002000300009&lng=en&nrm=iso

23. Silva, Vitória Rodrigues e. Estratégias de leitura e competência leitora: contribuições para a prática de ensino em História. História, 2004, vol.23, no.1-2, p.69-83. ISSN 0101-9074. Disponível na Internet:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742004000200005&lng=en&nrm=iso

24. Parente, Maria Alice de Mattos Pimenta et al. A relação pergunta-resposta como preditor do reconto de histórias. Psicol. Reflex. Crit., Ago 2005, vol.18, no.2, p.267-276. ISSN 0102-7972. Disponível na Internet:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722005000200015&lng=en&nrm=iso

25. Salles, Jerusa Fumagalli de and Parente, Maria Alice de Mattos Pimenta Compreensão textual em alunos de segunda e terceira séries: uma abordagem cognitiva. Estud. psicol. (Natal), Abr 2004, vol.9, no.1, p.71-80. ISSN 1413-294X. Disponível na Internet:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2004000100009&lng=en&nrm=iso
26. Santa-Clara, Angela Maria Oliveira, Ferro, Tícia Cassiany and Ferreira, Sandra Patrícia Ataíde O papel da linguagem do pesquisador na construção da compreensão de um texto. Estud. psicol. (Natal), Ago 2004, vol.9, no.2, p.335-341. ISSN 1413-294X. Disponível na Internet: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2004000200015&lng=en&nrm=iso

27. Gomes, Maria Aparecida Mezzalira and Boruchovitch, Evely Desempenho no jogo, estratégias de aprendizagem e compreensão na leitura. Psic.: Teor. e Pesq., Dez 2005, vol.21, no.3, p.319-326. ISSN 0102-3772. Disponível na Internet:
28. Ferreira, Sandra Patrícia Ataíde and Dias, Maria da Graça Bompastor Borges Compreensão de leitura: estratégias de tomar notas e da imagem mental. Psic.: Teor. e Pesq., Abr 2002, vol.18, no.1, p.51-62. ISSN 0102-3772. Disponível na Internet:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722002000100007&lng=en&nrm=iso
29. Dias, Mª. da Graça Bompastor Borges. Raciocínio lógico, experiência escolar e leitura com compreensão. Psic.: Teor. e Pesq., Abr 2000, vol.16, no.1, p.55-62. ISSN 0102-3772. Disponível na Internet: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722000000100008&lng=en&nrm=iso
30. Brandão, Ana Carolina Perrusi and Spinillo, Alina Galvão Aspectos gerais e específicos na compreensão de textos. Psicol. Reflex. Crit., 1998, vol.11, no.2, p.253-272. ISSN 0102-7972. Disponível na Internet: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721998000200006&lng=en&nrm=iso
31. Ferreira, Sandra Patrícia Ataíde and Dias, Maria da Graça Bompastor Borges A escola e o ensino da leitura. Psicol. estud., Jun 2002, vol.7, no.1, p.39-49. ISSN 1413-7372. Disponível na Internet: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722002000100007&lng=en&nrm=iso

32. Andrade, Maria Waleska Camboim Lopes de and Dias, Maria da Graça Bompastor Borges Processos que levam à compreensão de textos. Psicol. estud., Abr 2006, vol.11, no.1, p.147-154. ISSN 1413-7372. Disponível na Internet:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722006000100017&lng=en&nrm=iso
33. Santa-Clara, Angela Maria Oliveira, Ferro, Tícia Cassiany and Ferreira, Sandra Patrícia Ataíde O papel da linguagem do pesquisador na construção da compreensão de um texto. Estud. psicol. (Natal), Ago 2004, vol.9, no.2, p.335-341. ISSN 1413-294X. Disponível na Internet: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2004000200015&lng=en&nrm=iso
34. Oliveira, João Batista Araujo e. Avaliação em alfabetização. Ensaio: aval.pol.públ.Educ., Set 2005, vol.13, no.48, p.375-382. ISSN 0104-4036. Disponível na Internet: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362005000300007&lng=en&nrm=iso
35. Brandão, Ana Carolina Perusi and Spinillo, Alina Galvão Produção e compreensão de textos em uma perspectiva de desenvolvimento. Estud. psicol. (Natal), Jun 2001, vol.6, no.1, p.51-62. ISSN 1413-294X. Disponível na Internet: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2001000100006&lng=en&nrm=iso

Um comentário: