quinta-feira, 14 de junho de 2007

AS RAZÕES PARA A ADOÇÃO DO LIVRO "AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM"


A abordagem lingüístico-cognitiva pesou na adoção do livro
Adotamos o livro Aquisição da Linguagem, de Alessandra Del Ré et lii, por três motivos:
a) o primeiro, a abordagem psicolingüística, em que a autora e seus colaboradores situam muito bem os estudos de Aquisição da Linguagem no campo da Psicolingüística, ciência que agrega aportes lingüísticos e os da Psicologia Cogntiva.
b) segundo motivo é a forma como a obra é organizada. Explicitamente, a autora tem uma lógica indutiva na condução da obra. Parte do geral, dos conceitos mais operatórios da Aquisição da Linguagem e pouco a pouco chega a questões das habilidades lingüísticas, com um rico exemplário extraído de sua pesquisa exploratória.
Como se diz, na apresentação do seu trabalho, a autora, com a colaboração de especialistas brasileiros e franceses, concebeu uma obra inédita no Brasil, de grande valia para alunos, professores e profissionais de Letras, Psicologia, Fonoaudiologia, Dislexiologia e das demais áreas em que abordagens lingüístico-cognitivas estão sendo utilizadas.
c) O terceiro motivo é a riqueza do livro. A autora e seus colaboradores discutem assuntos como a aquisição de língua materna oral em crianças, com e sem dificuldades da aprendizagem, aquisição da segunda língua em crianças e em adultos e aquisição da linguageme scrita(letramento, alfabetização, a relação fala/escrita, isto é, a relação sons da fala/ortografia)

Bibliografia compulsada:

DEL RÉ, Alessandra. A aquisição da linguagem: uma abordagem psicolingüística. São Paulo: Contexto, 2006
Bibliografia para leitura, reflexão e elaboração de resenhas no decorrer da disciplina.

2. DEL RÉ, Alessandra. A pesquisa em aquisição da linguagem: teoria e prática. In DEL RÉ, Alessandra. A aquisição da linguagem: uma abordagem psicolingüística. São Paulo: Contexto, 2006. pp.13-44
3.
FERNANDES, Sílvia Dinucci. O jogo das representações gráficas. In DEL RÉ, Alessandra. A aquisição da linguagem: uma abordagem psicolingüística. São Paulo: Contexto, 2006. pp. 169-182.
4.
FERNBACH, Mônica de Araújo. Escrita e interação. In DEL RÉ, Alessandra. A aquisição da linguagem: uma abordagem psicolingüística. São Paulo: Contexto, 2006. pp. 135-167.
5.
FRANÇOIS, Frédéric. O que nos indica a “linguagem da criança”: algumas considerações sobre a “linguagem”. In DEL RÉ, Alessandra. A aquisição da linguagem: uma abordagem psicolingüística. São Paulo: Contexto, 2006. pp. Pp.183-200.
6.
LEITÃO, Selma e BANKS-LEITE, Luci. Argumentação da linguagem infantil: algumas abordagens. In DEL RÉ, Alessandra. A aquisição da linguagem: uma abordagem psicolingüística. São Paulo: Contexto, 2006. pp.45-61.
7.
PRÉNERON, Christiane. Distúrbios da linguagem oral e da comunicação das crianças. In DEL RÉ, Alessandra. A aquisição da linguagem: uma abordagem psicolingüística. São Paulo: Contexto, 2006. pp 63-83.
8.
VASSEUR, Marie-Thérèse. Aquisição de L2: compreender como se aprende para compreender o desenvolvimento da competência em interagir em L2. In DEL RÉ, Alessandra. A aquisição da linguagem: uma abordagem psicolingüística. São Paulo: Contexto, 2006. pp.85-111.
9.
VENTURI, Maria ALICE. Aquisição de língua estrangeira numa perspectiva de estudos aplicados. In DEL RÉ, Alessandra. A aquisição da linguagem: uma abordagem psicolingüística. São Paulo: Contexto, 2006. pp.113-134.
Para o aluno ou interessado em Aquisição da Linguagem conhecer mais sobre a autora, por favor, entre nos seguintes links acadêmicos:

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