segunda-feira, 27 de agosto de 2007

COMO ELABORAR O GLOSSÁRIO DA DISCIPLINA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM



UVA – LETRAS – Disciplina: Aquisição da linguagem – Vicente Martins – 2007.1 - ATIVIDADES ACADÊMICAS PARA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM PARA DEFINIÇÃO DA AP3
GLOSSÁRIO DE TERMOS PSICOLINGÜÍSTICOS
A Atividade Proposta para os grupos refere-se à construção de um Glossário de termos psicolingüísticos relacionados com a Aquisição da Linguagem (Projeto GTPRAL). As equipes abaixo deverão elaborar o glossário seguindo os parâmetros de organização dos termos (alfabética), antes orientados pelo professor Vicente Martins.
Veja o exemplo de organização do glossário para equipe A, procedimento válido para os demais grupos. Cada equipe deverá organizar, pelo menos, 100 termos, podendo, claro, ampliar as fontes lexicográficas, em fontes bibliográficas (livros ou dicionários de Lingüística, Psicolingüística ou Psicologia),desde que rigorosamente citadas, conforme normas da ABNT (Veja livreto publicado pela Pró-Reitoria de Educação Continuada)
O professor adverte que os alunos não recorram a fontes webliográficas(Internet), uma vez que a idéia é a de um trabalho inédito, com fins, no futuro, de publicação. O trabalho deve ser entregue ao professor da seguinte forma: (1) uma versão escrita, em 12 times new roman, papel A4 e (2) a mesma versão em CD, para posterior manipulação ou formatação dos verbetes.
Período da entrega para todos os grupos: 10 a 14 de setembro de 2007.
As definições dos verbetes pelo grupo podem ser transcrevendo, literalmente, as palavras do autor do texto ou parafraseando o texto, isto é, refundindo as idéias do autor com as palavras do grupo Observações importantes: por favor, não entregar glossário com capa nem com nome incompleto ou sem o turno de estudo, uma vez que temos alunos pela manhã e noite.
Equipe A
1. DEL RÉ, Alessandra. A pesquisa em aquisição da linguagem: teoria e prática. In DEL RÉ, Alessandra. A aquisição da linguagem: uma abordagem psicolingüística. São Paulo: Contexto, 2006. pp.13-44
Glossário de Termos Psicolingüísticos
a. Sensório-motor: refere-se ao estágio proposto por Jean Piaget em que ocorre, de 0 a 18/24, que procede a linguagem. (DEL RÉ: 2006, p.22)
b. Interacionismo: teoria que se baseia na interação verbal, no diálogo da criança com o adulto, nas trocas comunicativas entre os dois interlocutores. (DEL RÉ: 2006, p.23)
Equipe B
2. FERNANDES, Sílvia Dinucci. O jogo das representações gráficas. In DEL RÉ, Alessandra. A aquisição da linguagem: uma abordagem psicolingüística. São Paulo: Contexto, 2006. pp. 169-182.
3. FERNBACH, Mônica de Araújo. Escrita e interação. In DEL RÉ, Alessandra. A aquisição da linguagem: uma abordagem psicolingüística. São Paulo: Contexto, 2006. pp. 135-167.
Equipe C
4. RANÇOIS, Frédéric. O que nos indica a “linguagem da criança”: algumas considerações sobre a “linguagem”. In DEL RÉ, Alessandra. A aquisição da linguagem: uma abordagem psicolingüística. São Paulo: Contexto, 2006. pp. Pp.183-200.
Equipe D
5. LEITÃO, Selma e BANKS-LEITE, Luci. Argumentação da linguagem infantil: algumas abordagens. In DEL RÉ, Alessandra. A aquisição da linguagem: uma abordagem psicolingüística. São Paulo: Contexto, 2006. pp.45-61.
Equipe E
6. PRÉNERON, Christiane. Distúrbios da linguagem oral e da comunicação das crianças. In DEL RÉ, Alessandra. A aquisição da linguagem: uma abordagem psicolingüística. São Paulo: Contexto, 2006. pp 63-83.
Equipe F
7. VASSEUR, Marie-Thérèse. Aquisição de L2: compreender como se aprende para compreender o desenvolvimento da competência em interagir em L2. In DEL RÉ, Alessandra. A aquisição da linguagem: uma abordagem psicolingüística. São Paulo: Contexto, 2006. pp.85-111.
Equipe G
8. ENTURI, Maria ALICE. Aquisição de língua estrangeira numa perspectiva de estudos aplicados. In DEL RÉ, Alessandra. A aquisição da linguagem: uma abordagem psicolingüística. São Paulo: Contexto, 2006. pp.113-134

Nenhum comentário: