segunda-feira, 27 de agosto de 2007

COMO ENTENDER A QUESTÃO DO BEHAVIORISMO DA LINGUAGEM


UVA – LETRAS – AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Atividade acadêmica

Tome como referência o Livro-básico (apostila): pp. 13-44. Leia este intervalo. Em seguida, responda as perguntas seguintes:

Leia estas informações sobre behaviorismo, no campo da psicologia, extraídas do dicionário Houaiss:
“ Behaviorismo, na psicologia, refere-se à teoria e método de investigação psicológica que procura examinar do modo mais objetivo o comportamento humano e dos animais, com ênfase nos fatos objetivos (estímulos e reações), sem fazer recurso à introspecção”
“Behaviorismo, na Lingüística, refere-se à doutrina apoiada na psicologia behaviorista e proposta inicialmente por L. Bloomfield (1887-1949) e depois por B.F. Skinner (1904-), que busca explicar os fenômenos da comunicação lingüística e da significação na língua em termos de estímulos observáveis e respostas produzidas pelos falantes em situações específicas
“ No bahaviorismo, a introspecção refere-se à reflexão que a pessoa faz sobre o que ocorre no seu íntimo, sobre suas experiências etc. Também, na psicologia, pode ser entendida como observação e descrição do conteúdo (pensamentos, sentimentos) da própria mente”
Agora, responda as questões:
a.1) Por que se diz que o behaviorismo não faz recurso à instrospecção?
a.2) Dê exemplos de situações de comunicação lingüística e da significação da língua em que podemos observar o comportamento behaviorista das pessoas?
Leia estas novas informações sobre behaviorismo:
O behaviorismo faz oposição ao mentalismo. A categoria mentalismo, na lingüística, diz respeito à doutrina que considera ser a língua, antes de tudo, um estado da mente, que preexiste e existe independentemente de sua manifestação no comportamento. Na psicologia, refere-se à teoria que considera os processos conscientes oriundos da introspecção como os verdadeiros dados da psique.
Já o antimentalismo, no campo da lingüística, refere-se à posição teórica, inspirada no behaviorismo, que tem como postulado que o estudo da linguagem, para ser científico, deve prescindir de dados acessíveis pela introspecção, limitando-se ao comportamento que um observador externo pode ver, testar e medir.
Diante das informações, Poderia, então, agora, explicar por que razão dizemos que as teorias behavioristas da linguagem são antimentalistas?
Há quem diga existir uma relação muito estreita entre o behaviorismo e o positivismo. Veja o que o Houaiss diz sobre o positivismo lingüístico: “ Na lingüística, o positivismo é a atitude de alguns lingüistas que se limitam a considerar os fatos da linguagem como um conjunto de fenômenos a serem descritos, tomados independentemente dos falantes que os empregam.

Diante do exposto acima, vc concordaria em dizer que o behaviorismo tem uma afinidade muito grande com as teses positivistas? Justifique sua resposta.
Quais as possibilidades de aplicação ou de recortes dos estudos da disciplina Aquisição da Linguagem?
Como podemos definir aquisição da linguagem? Qual sua principal influencia teóricas?
Quais as três subáreas dos estudos de Aquisição da Linguagem?
Que tipo de métodos estão presentes nos estudos de Aquisição da Linguagem?
Quais as principais teorias empiristas de Aquisição da Linguagem?
Quais a s principais teorias racionalistas da Aquisição da Linguagem?
Faça um quadro geral, mostrando, em colunas, as teorias empiristas e racionalistas da Aquisição da Linguagem, indicando, em cada teoria suas principais características.
Faça a diferença entre língua, linguagem e discurso.
De que trata a pesquisa sobre a Aquisição da Linguagem descrita nas páginas 31 a 40.
Qual a contribuição de Skinner para a teoria behaviorista da Aquisição da Linguagem?
O lingüística Chomsky se contrapõe à teorias de Skinner em qual aspecto, em se tratando de Aquisição da Linguagem?
Apresente as principais características da teoria inatista de Aquisição da Linguagem de Chomsky.
Qual a contribuição de Piaget para a teoria cognotivista de Aquisição da Linguagem?
Qual a contribuição de Vygotsky para a teoria de Aquisição da Linguagem?
Como podemos explicar o interecionismo social no âmbito dos estudos de Aquisição da Linguagem?



Este trabalho, por equipe, deve ser entregue no dia 10 de julho de 2007. Também, neste dia, deverão ser entregues as resenhas do Livro-básico: dia 10 de julho de 2007. Capítulos compreendidos nas páginas 13 a 61. Veja o que é resenha no plano docente do professor Vicente Martins
;

Nenhum comentário: