segunda-feira, 27 de agosto de 2007

COMO RESENHAR OS ENSAIOS DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM


UVA – Curso de Letras - Disciplina Leitura e Escrita – prof. Vicente Martins – 2006.2 em 2007.1

I – DA TEORIA PARA A PRÁTICA: ATIVIDADES ACADÊMICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS AULAS PRESENCIAIS

Para o desenvolvimento desta parte da disciplina, o aluno deverá elaborar resenhas e artigos sobre os temas estudados. Entregues os artigos, em CD, seguindo os padrões de normatização da ABNT bem como obedecendo os princípios éticos (citar a fonte quando o texto não for seu). Eis então os parâmetros:

1.1. Para a elaboração das resenhas (fontes para os seminários temáticos em sala de aula):

ORIENTAÇÃO PARA A ELABORAÇÃO DAS RESENHAS E PARA O MELHOR APROVEITAMENTO DAS LEITURAS


Lembre-se do que é uma Resenha: é uma apreciação crítica de um texto qualquer em que você, com suas próprias palavras, demonstra não somente ter compreendido o texto, mas exercido sobre ele um julgamento crítico. Você não é obrigado(a) a fazer menção de todas as idéias do texto, apenas aquelas que sirvam de ilustração ao seu raciocínio.

A Resenha que solicito para cada um textos básicos que compõem o programa da disciplina deverá ser até 02 (duas) laudas, utilizando-se para isso da fonte Times New Roman, nº 12.

Elabore as resenhas até antes da discussão em sala de aula para que aquela possa ser bem mais proveitosa, além do que as aulas se tornem mais participativa. Lembre-se que o caráter participativo da aula depende muito das leituras dos textos. Não deixe, portanto, para elaborar a resenha após a discussão da mesma.

Entregue as resenhas ao professor após os momentos em que cada uma delas será discutida. Sugestão: não acumule resenhas, não deixe para depois; entregue cada uma após o seu correspondente momento de discussão.

Entregue cada resenha unicamente na forma “digitada”; nunca “manuscrita”.

Coloque apenas o seu nome na Resenha, de preferência logo abaixo do título, margeada no lado direito da página.

Leia quantas vezes for necessário cada texto, sem pressa, fazendo as devidas anotações, apreciações, comentários, críticas, etc, ao lado do próprio texto ou em folha separada. Sugiro que leia mais de uma vez, no mínimo, cada texto.

Lembre-se que: 1. não se faz uma boa formação sem leituras; 2. nunca lemos suficientemente, ou seja, toda leitura que fazermos devemos considerar ainda pouco; 3. nos tornamos melhores em tudo quando lemos.


1.2. Para os artigos:
Artigos: Conforme a NBR 6022/2003 artigo é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento. O artigo tem como objetivo divulgar estudos e pesquisas no meio científico visando à evolução do conhecimento e das ciências. (veja, nas bibliotecas ou indicadas pelo professor, modelos de artigos publicados em revistas). Os artigos deverão ter 6 a 10 páginas, digitados e entregues gravados em CD, juntamente com uma cópia impressa. Os artigos deverão ser elaborados em grupos de quatro alunos (livremente escolhidos entre os pares). Observação muito importante: todos os textos adotados pelo professor Vicente Martins, para a presente disciplina, deverão ser obrigatoriamente citados nos artigos abaixo indicados e deverão, poi,s constar, na lista de referência bibliográfica.
1.2.1. Artigo- Como desenvolver a aprendizagem de leitura em sala de aula - Data da entrega: 1/3/2007
1.2.2. Artigo – Como desenvolver a compreensão leitora em sala de aula - Data da entrega: 1/3/2007
1.2.3. Artigo - Como explorar a memória para a compreensão leitora em sala de aula - Data da entrega: 8/3/2007
1.2.4. Artigo – Como avaliar a expressão oral dos alunos em sala de aula - Data da entrega: 8/3/2007
1.2.5. Artigo – Como avaliar a leitura para aprender a ler em sala de aula - Data da entrega: 15/3/2007
1.2.6. Artigo - Como avaliar a escrita para aprender a escrever em sala de aula - Data da entrega: 15/3/2007
1.2.7. Artigo – Como identificar as dificuldades de leitura em sala de aula - Data da entrega: 22/03/2007
1.2.8. Artigo – Como lidar com as dificuldades de leitura em sala de aula - Data da entrega: 22/03/2007
1.2.9. Artigo – Como lidar com as dificuldades de escrita em sala de aula - Data da entrega: 29/03/2007
1.2.10. – Como melhorar a formação acadêmica dos alfabetizadores em leitura - Data da entrega: 29/03/2007
II – DA PRÁTICA PARA A TEORIA: CRENÇAS DOS PROFESSORES SOBRE O ENSINO DA LEITURA
Esta segunda parte da disciplina é individual e tem uma natureza eminentemente prática. O objetivo da pesquisa é conhecer a estrutura interna das crianças dos professores do ensino fundamental (do 1º ano inicial ao 9º ano, ou da 1ª a 8ª série) sobre o ensino-aprendizagem da leitura. Para tanto, cada aluno aplicará, na escola, um instrumento batizado de QUELÊ (Questionário sobre o Ensino de Leitura) para medição das crenças dos professores sobre o ensino de leitura (no empirismo moderno, crença é a disposição meramente subjetiva a considerar algo certo ou verdadeiro, por força do hábito ou da vivacidade das impressões sensíveis. Cada aluno-pesquisador aplicará a uma amostra de 10 professores de ensino fundamental das rede estadual ou municipal de ensino em sua cidade. Os professores devem ser bem caracterizados (nome completo, idade, residência, formação superior, há quanto tempo ensina na escola, a escola se pública municipal ou estadual, série em que atua e mais informações sobre o trabalho docente para melhor caracterizá-lo). As perguntas abaixo devem ser redigitadas e preparadas em folha própria (com indicação da UVA, nome da disciplina, professor, data de aplicação do questionário bem como o local e visualmente bem diagramada)
Eis as perguntas a serem feitas aos professores: Após a alternativa, deverá ser oferecidas as seguintes alternativas: a. ( ) – Concordo plenamente / b. ( ) – Concordo/ c. ( ) Neutro / d. ( ) Não concordo/ e. ( ) Não concordo plenamente
Que a forma mais eficaz de aprender a ler consiste em ensinar primeiro a correspondência entre letra-som.
a. ( ) – Concordo plenamente b. ( ) – Concordo c. ( ) Neutro
d. ( ) Não concordo e. ( ) Não concordo plenamente
Para mim é melhor,ao trabalhar a leitura, primeiro ensinar os fonemas (vogais, consoantes e semivogais) para passar logo às sílabas e popsteriormente às palavras e ou frases.
Quando uma criança não conhece uma palavra, creio que se lhe deveria ensinar a pronunciar cada uma de suas partes.
Quando ensino a ler fonema a fonema considero melhor apoiar-me em gestos e movimentos com as mãos.
Penso que a todas as crianças se lhes deveria ensinar de maneira sistemática as correspondências letra-som
A meu entender quando se ensinar a ler é importante que os alunos descubram as palavras pelo contexto.
Creio que o uso do contexto é uma ajuda importante no reconhecimento das palavras e deveria trabalhar-se mais que o reconhecimento de palavras isoladas.
Creio que um indicador importante do progresso leitor é que os alunos usem a leitura como processo de comunicação
Creio que, se cada palavra de um texto é pronunciada com exatidão, a criança poderá compreender melhor o que lê.
Creio que pronunciar mal uma palavra é um indicador de que a criança não sabe seu significado.










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